Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó investe em tecnologia para o retorno gradual das aulas presenciais

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/10/2020 10:58 - Atualizado em 12/10/2020 10:59
Unochapecó Professores testaram o equipamento que será utilizado nas aulas a partir desta semana Professores testaram o equipamento que será utilizado nas aulas a partir desta semana

Desde o fim de julho, a Unochapecó está preparando um retorno gradual das suas aulas presenciais. Algumas atividades práticas e estágios, assim como aulas dos cursos de pós-graduação, tanto de especialização quanto dos programas de mestrado e doutorado, já estão ocorrendo presencialmente. Agora, este retorno acontece também para algumas disciplinas teóricas, a partir da próxima quarta-feira (14).

A volta respeita a legislação que permite até 30% de ocupação dos espaços e leva em conta a utilização do sistema remoto para estudantes e professores que tenham alguma dificuldade ou que sejam do grupo de risco. Além de normas de segurança estabelecidas por meio de um protocolo específico de biossegurança, a Unochapecó tem novidades na parte tecnológica para facilitar esse processo. Trata-se da primeira instituição de ensino superior do Sul do Brasil e uma das pioneiras no mundo a adotar uma tecnologia com recursos de inteligência artificial para aulas.

A pandemia trouxe uma série de mudanças no mundo, inserindo cada vez mais as ferramentas tecnológicas em nossa rotina. Mesmo quando tudo isso passar, e o retorno das aulas ocorrer por completo, o mundo nunca mais será o mesmo, e o uso do meio remoto continuará. Por isso, a Universidade investiu em equipamentos de alta tecnologia para suas salas de aula. Inicialmente, foram adquiridos 40 equipamentos para colocar tanto os estudantes que estão acompanhando a aula em casa, quanto presencialmente, numa experiência única.

O equipamento possui câmera Full HD 4k e tem inteligência artificial incorporada. Entre suas diversas funções, tem a capacidade de seguir o professor em sala de aula, podendo o aluno acompanhar em tempo real, mesmo que o professor se movimente. É como se um operador de câmara estivesse filmando ao vivo. Tem a capacidade, também, de criar zonas de som. Se estivesse em webcam, por exemplo, todo o áudio da sala seria capturado, como conversas, passos, etc. Mas esse equipamento tem um sensor de abafamento de ruídos, para quem estiver acompanhando de casa apenas ouvir o que o professor está falando.

Também há duas opções de zoom para que o estudante possa ver com facilidade o que está escrito no quadro. Basta o professor clicar em uma delas. Para completar toda essa tecnologia, e integrar ainda mais os ambientes presencial e virtual, serão instaladas nessas salas de aula um outro projetor, para que o professor e os estudantes que estejam presencialmente possam enxergar os acadêmicos que estão de casa acompanhando a aula. Segundo o diretor de TI da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, vivemos a plenitude do novo normal, que está associada a uma mudança drástica no ensino superior.

“Se fez necessário encontrar alternativas para realizar as atividades que a pandemia não permite mais serem realizadas como antes. Uma grande transformação no modo de fazer as coisas e uma grande oportunidade. A Unochapecó, precursora em sua região de atuação em inovação tecnológica, passa a oferecer à comunidade acadêmica esta nova experiência. Essa tecnologia com recursos de inteligência artificial permite que alunos que estão acompanhando suas aulas de forma remota consigam ter a mesma experiência do aluno que está acompanhando a aula de forma presencial Ou seja, unimos em um único ambiente o professor, o aluno em sala e mais o aluno remoto, com alta qualidade de som e imagem e interatividade”.

Lembrando que todos os estudantes que estiverem presencialmente na Unochapecó deverão seguir as normas de biossegurança, disponíveis no Plano de Retorno Gradual.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro