Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó oferece especialização pensada para docentes internos

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/10/2020 14:49
Unochapecó Primeira edição da pós-graduação foi oferecida no ano passado Primeira edição da pós-graduação foi oferecida no ano passado

O cenário educacional exige inovações constantes. As demandas da sociedade mudaram e, aliado a isso, os jovens e o mercado de trabalho também. Por isso, docentes, em especial os que coordenam algum curso, precisam estar sempre em evolução. Na Unochapecó, os professores têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em sala de aula com a especialização em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica, que está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro.

Esta é a segunda edição da pós-graduação exclusiva para docentes da Uno, prioritariamente, para membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso. Dentre os objetivos da especialização, está o desenvolvimento das competências necessárias para o planejamento e a execução de aulas que promovam o aprendizado efetivo dos estudantes.

"Serão abordados temas como o processo de ensino e aprendizagem, a inovação acadêmica, o processo de avaliação da aprendizagem e diversas metodologias de ensino que promovam a participação ativa dos estudantes", explica a coordenadora do curso, professora Andrea Bencke Zambarda.

Além disso, foram avaliadas as disciplinas e professores da primeira edição. As mudanças visam melhorar ainda mais a experiência com inclusões em virtude do atual contexto do ensino superior e do Projeto Institucional, que reforça a aprendizagem baseada em experiências, a didática do pensamento crítico e a interdisciplinaridade. "Também foram indicados alguns professores da casa, que foram cursistas da primeira edição, para ministrarem disciplinas nesta segunda turma. Temos nomes com uma excelente bagagem em termos de inovação acadêmica e metodologias ativas".

De acordo com a professora, oferecer esta especialização é significativo, pois diante deste cenário de contínuas mudanças, não tem como o processo de ensino-aprendizagem estagnar. "Há necessidade de evolução, de dar respostas para as necessidades da sociedade. É urgente a necessidade de inovação acadêmica, e quem faz a inovação são as pessoas, são elas que dinamizam a Universidade. Para uma nova postura acadêmica, primando sempre pela qualidade de ensino, precisamos qualificar e desenvolver ainda mais os docentes para que eles estejam aptos e preparados para imprimir as inovações necessárias ao ensino superior", finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro