Close Menu

Busque por Palavra Chave

CÃES DE BUSCA

Chewbacca e Life são apresentados pelos Bombeiros

Animais têm saúde e bem-estar protegidos durante adestramento feito por profissionais
Por: LÊ NOTÍCIAS
04/05/2017 10:16 - Atualizado em 04/05/2017 10:16
Bombeiros passam por curso para manter cão saudável e operante (Foto: CBM/SC) Bombeiros passam por curso para manter cão saudável e operante (Foto: CBM/SC)

Xanxerê – Os dois cães da raça labrador foram certificados pela primeira vez durante a 9° prova de Certificação Internacional de Cães de Busca e Resgate, evento que reuniu cães de bombeiros de três países e de cinco estados brasileiros, no último fim de semana, em Xanxerê. Agora, com mais estas duas certificações, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina passa a contar com oito cães certificados e aptos para as operações de busca e resgate em território nacional ou em ocorrências internacionais.

Quem conhece a trilogia cinematográfica “Star Wars” vai saber que Chewbacca é o nome do melhor amigo de Han Solo nas missões a bordo da nave Milenium Falcon. Já no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Chewbacca tem sido o melhor parceiro do tenente BM Michels, com quem mora desde os três meses de vida, em Xanxerê. O cão tem apenas um ano e meio e já recebeu a primeira certificação. Michels explica que ter um cão treinado com tão pouco tempo de vida já é uma grande conquista. “Agora, com a certificação temos a chancela para poder aplicar o Chewbacca em ocorrências reais de busca e ou resgate de pessoas. Já estamos esperando o telefone tocar para a primeira missão”.

Diferente de Chewbacca, Life é bem mais agitado e precisou de muito esforço do cabo BM Pedott para conseguir adestrá-lo. “Cheguei a pensar que o Life fosse indomável, tamanha a agitação dele. Mas com esforço e dedicação ele me fez ver que é possível atingir os nossos objetivos”. Esta foi a segunda prova para buscar a certificação do Life. Na primeira oportunidade, em novembro do ano passado, em Florianópolis, dentro do tempo previsto em regulamento, o cão conseguiu achar apenas uma das duas vítimas previstas. Já neste fim de semana, em mais uma prova de certificação em Xanxerê, ele levou apenas 13 minutos para encontrar as duas vítimas. O cão também mora com a família do cabo Pedott, em São Miguel do Oeste.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui cerca de 20 cães sob custódia dos seus profissionais. Nem todos estão com as certificações em dia e outros ainda estão em fase de adestramento, buscando melhorar os desempenhos para obterem o certificado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro