Close Menu

Busque por Palavra Chave

Conheça as mudanças administrativas propostas pelos candidatos a prefeito de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/10/2020 11:50 - Atualizado em 22/10/2020 11:52
Divulgação Saiba quais são as propostas de mudanças administrativas no plano de governo de Adriano, Chico, Maier e Sachet Saiba quais são as propostas de mudanças administrativas no plano de governo de Adriano, Chico, Maier e Sachet

As Eleições Municipais 2020 estão programadas para acontecerem no dia de 15 de novembro. A votação se aproxima e, em Xaxim, os candidatos a prefeito e vice-prefeito apresentam suas propostas de governo para as diferentes áreas, educação e cultura, saúde, infraestrutura, administração e cidadania e segurança, agricultura.

A Redação do Lê NOTÍCIAS mergulhou nas propostas dos candidatos e irá publicá-las, por área, para que os eleitores estejam ainda mais próximos do que está no plano de governo das quatro candidaturas.

Todas as informações sobre os projetos de governo dos candidatos estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira as propostas dos candidatos de Xaxim para possível reforma administrativa:

Adriano Bortolanza e Ivo Silveira (PSD)

O candidato a prefeito Adriano e a vice Ivo, da Coligação “Ainda Mais por Xaxim”, propõem continuar com a ampliação e estruturação das áreas industriais, implantar o Programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae, lideranças e representantes de entidades como CDL, Aciax, Atrax, clubes de serviços entre outros e implantar a Casa do Empreendedor.

Criar o Programa Incubadora, Projeto Fala Comunidade e do aplicativo “Minha Cidade Melhor”. Além disso, implantar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e formar equipe especializada para o gerenciamento das informações, em que cada Secretaria deverá alimentar o programa com relatórios mensais e por último, transferir o espaço físico do parque de máquinas para outro local.


Chico Folle e Ide Sorgatto (MDB)

No plano de governo, a chapa afirma que haverá nomeações de secretários por critérios, com nomeação de pessoas que atendam às exigências de perfil e conhecimento técnico para cada pasta. Criação de um sistema de ouvidoria por aplicativo, realização de uma minirreforma administrativa, reduzindo o número de Secretarias e readequar os cargos e departamentos, a fim de economizar recursos. Promover a qualificação profissional do servidor e reduzir em 40% dos cargos comissionados.

A chapa ainda diz que a grande mudança será com a implantação da Gestão Compartilhada. Na prática, seria um sistema de administração que divide a responsabilidade da gestão pública com a própria sociedade, através de conselhos formados por integrantes de bairros, comunidades, associações e entidades. As decisões de maior impacto, como grandes obras, serão colocadas em votação nos respectivos conselhos gestores, para garantir que o recurso público seja investido nas áreas que a população mais necessita.

Todos os secretários municipais deverão se reunir periodicamente para a tomada de decisões de forma compartilhada, para evitar desperdícios na execução dos projetos e principalmente para que as ações sejam mais eficazes, com a colaboração de todas as secretarias. Os servidores municipais efetivos devem ser ouvidos mais frequentemente, sem nenhum viés político partidário, e devem participar da formulação das ações governamentais.

Por fim, o vice-prefeito terá função definida, sendo o responsável direto pelos projetos de reestruturação do agronegócio. Ele cumprirá horário de expediente e será o responsável direto pelas estradas do interior do município e demais ações que visem a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras.


Agenor Maier e Inácio Bracht (PL)

Maier e Bracht propõem a transparência nas ações do Governo Municipal, através de um informativo digital, nomeação de secretários de acordo com a área de atuação ou com experiência na pasta e, segundo o programa de governo, o vice-prefeito assumirá uma pasta não remunerada.

Além disso, propõem a redução de cargos comissionados, criação de Conselho Gestor com presidentes de entidades, representantes políticos e sociedade, realização de reuniões setorizadas da indústria, serviços e comércio local para incentivar e fomentar o desenvolvimento de cada setor, planejamento administrativo, projeto de lei para alguns setores do funcionalismo público, incentivando a produtividade.

Emissão do alvará provisório para empresas, incentivo público às micro e pequenas empresas, cronograma de serviços públicos com protocolo de agendamentos, planejamento de eventos que promova Xaxim e seu potencial, aplicação da Lei de IPTU Progressivo na área central do município. Ainda, propõem a criação do IPTU Social e a utilização de bens privados, em parceria com o Poder Público, capacitar e regularizar profissionais informais e aquisição de área de terra próxima às margens da BR-282, para construção de estacionamento público para pequenos e médios transportadores individuais.


Ademir Sachet e Giba (PT)

Candidatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Ademir Sachet e Gibrair Simões têm como proposta o orçamento participativo, valorização dos servidores públicos, readequação dos cargos de confiança; realização de concurso público e a criação de conselhos participativos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro