Close Menu

Busque por Palavra Chave

Logistique Digital será em novembro e terá novo formato

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/10/2020 11:38

Neste ano a Logistique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais, acontece de 04 a 06 de novembro, em formato totalmente digital. O evento está na sua sétima edição e consolidou-se como um importante e estratégico agente de negócios e network para os setores de logística, comércio exterior e transporte multimodal na região Sul. Reunirá importantes players e especialistas para discutir o futuro das cadeias logística e do comex, apresentar práticas de sucesso e gerar negócios.

O carro chefe da edição 2020 da maior feira do setor no Sul do Brasil será a Logistique Web Conference, que contará com gestores de grandes empresa brasileiras e internacionais que, em três dias tratarão de temas diferenciados, globais e grande interesse do setor empresarial. O primeiro dia tratará do comércio exterior e economia global, no segundo será abordada a multimodalidade e, o terceiro e último dia, será destinado à logística, em seus diversos aspectos.

PROGRAMAÇÃO

Para o dia 04 de novembro estão confirmadas a participação de representantes dos ministérios da Economia e Infraestrutura em painéis e debates e, o ponto alto, fica para a realização mesas redondas para discussão de assuntos ligados ao comércio bilateral do Brasil com a União Europeia, China e Estados Unidos, em três eventos distintos. Já estão confirmadas as participações dos embaixadores da União Europeia, da China e dos Estados Unidos no Brasil, Ignacio Ybáñez, Yang Wanming e Todd Chapman, respectivamente, e dos especialistas em comércio exterior e relações internacionais Maria Tereza Bustamante [Federação das Indústrias de Santa Catarina], Caio Megale [XP Investimentos], Welber Baral [BMJ Consultoria em Relações Governamentais] e Carolina Valente [PACTA Consultoria/Bliss Produções].

O segundo dia do evento digital vai abordar a multimodalidade, vista hoje como uma importante alternativa para diminuir custos, tempo e o impacto ambiental causado pelos deslocamentos, utilizando-se diversos meios de transporte, principalmente para longas distâncias. O tema será amplamente discutido com especialistas e representantes de portos e grandes prestadores de serviços nas áreas de transporte terrestre, aéreo e marítimo. O objetivo é otimizar processos e minimizar custos operacionais.

“Principalmente porque o Brasil é um país de distancias continentais e o transporte rodoviário de cargas é ainda a principal matriz. No entanto, no país há ainda os modais aéreo e marítimo, que são grandes opções para as longas distâncias, e a navegação costeira, ou cabotagem, que é um meio de transporte altamente competitivo. Alternativas que precisam ser avaliadas”, diz o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi.

Ainda segundo o executivo da Zoom Feiras e Eventos, organizadora da Logistique, foi pensando nos benefícios das plataformas multimodais completas que foi definida a programação do dia 5 de novembro, que terá como tema O Crucial Papel do Transporte Multimodal na Cadeia Logística. “Abordagem que se faz cada vez mais necessária, uma vez que a globalização da economia exige competitividade”, diz Rinaldi.

No terceiro e último dia serão discutidas a logística e intralogística como diferenciais competitivos. Ou seja, o tema vai compreender a movimentação de produtos dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição envolvidos na logística da empresa. Isso garante o funcionamento em sincronia da distribuição de todos os insumos necessários para o funcionamento da operação e é visto hoje como uma ferramenta que otimiza todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos e os processos, tendo influência decisiva na eficiência dos serviços da empresa fazendo com que esteja voltada à gerar valor. Aumenta ainda a produtividade e o valor do negócio, pois o foco é não só nos processos físicos, mas também nos fluxos de informações da operação.

EVENTO DIGITAL

A mudança no formato se deve ao fato da persistência da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), que continua no Estado, embora em fase de estabilização. No entanto, mesmo diante dessa nova realidade e para garantir a segurança dos visitantes, expositores e convidados, a organização optou por postergar o evento físico para o segundo semestre do ano que vem. Só que a edição 2021 será realizada de forma híbrida, seguindo uma tendência global.

No entanto, no formato digital, a edição desse ano da Feira terá sua abrangência ampliada. A edição 2020 da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios abordará não apenas temas regionais, mas assuntos de abrangência nacional e internacional. Inclusive, a edição 2020 tem o apoio e parceria com a Associação Alemã de Logística, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações empresariais do estado (Facisc), Federação das Empresas e Transportes de Cargas e Logística (Fetrancesc), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville/SC (Setracajo) e do IMAM Consultoria e Treinamento Supply Chain e Desenvolvimento Organizacional. Parceiros que consolidaram a Logistique, que está em sua sétima edição, como uma das mais importantes feiras setoriais do Brasil.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro