Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dário Berger cobra reposição imediata de medicamento para o tratamento do câncer de mama em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/10/2020 10:57 - Atualizado em 29/10/2020 10:57
Agência Senado De acordo com senador, falta do medicamento está comprometendo tratamento de pacientes catarinenses De acordo com senador, falta do medicamento está comprometendo tratamento de pacientes catarinenses

O senador Dário Berger (MDB/SC) encaminhou ofício na terça-feira (27) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando formalmente explicações com relação à falta do medicamento Herceptin, essencial para o tratamento de pacientes acometidos pelo câncer metastático de mama em Santa Catarina.

De acordo com o senador, a medicação que é fornecida pelo governo federal está em falta há semanas e compromete o tratamento de diversos catarinenses que são atendidos no Centro de Pesquisas Ocológicas (Cepon), de Florianópolis - referência clínica para pacientes com câncer no Estado.

“O câncer não espera. Precisamos que o Ministério dê uma solução imediata a esse grave problema que afeta milhares de famílias em todo o estado, e não é a primeira vez que ocorre”, destacou Dário.

Em 2013, o governo federal anunciou a inclusão do Herceptin na lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

O medicamento é usado no combate ao câncer de mama metastático HER2 positivo. Os tumores com essa característica são mais agressivos e podem se proliferar com maior capacidade de invasão a outros órgãos.

“Tenho recebido inúmeros relatos e pedidos de socorro de pacientes e familiares que não tem previsão de quando poderão retomar o tratamento. Vamos cobrar regularização dessa situação com a urgência que o caso exige”, pontuou o senador.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro