Close Menu

Busque por Palavra Chave

SISTEMA EMERGENCIAL

Casan amplia captação no rio Tigre para minimizar falta de água em Chapecó

De acordo com a Casan, falta de água afeta 36 bairros da Capital do Oeste
Por: LÊ NOTÍCIAS
06/11/2020 09:31
Casan Operação da Casan irá captar mais 20% do volume de água do rio Tigre, em Guatambu Operação da Casan irá captar mais 20% do volume de água do rio Tigre, em Guatambu

Os técnicos da Casan vistoriaram na manhã desta quarta-feira (04) a barragem do rio Tigre, a 18 quilômetros do Centro de Chapecó, onde serão instaladas novas bombas para ampliar a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) instalada naquela área.

Um novo sistema completo de bombeamento, com Quadro de Comando Elétrico, está sendo transportado desde Florianópolis para reforçar a captação. A obra emergencial deve entrar em operação em aproximadamente uma semana, calcula o engenheiro Daniel Scharf, superintendente Regional do Oeste.

O novo sistema vai funcionar com auxílio de geradores durante as 24 horas do dia. "Acreditamos em aumentar de 70 a 100 litros por segundo a captação no Tigre", estima o engenheiro Bruno Eleotero, chefe da Agência Chapecó. A água do rio Tigre será transportada até a Estação de Tratamento (ETA), passando antes pelo Poço de Sucção instalado no Lajeado São José.

O município consome uma média diária de 530 litros/segundo, o equivalente a 45 milhões de litros/dia, com captações divididas entre o Lajeado São José (50% ) e o Tigre (50%). A operação emergencial no Tigre pode representar até 20% a mais do volume diário captado neste manancial, amenizando as dificuldades de abastecimento, reduzindo a dependência do Lajeado São José.

Manobras operacionais estão afetando desde domingo 36 bairros. Outros 11 bairros ainda não estão sendo afetados. "Contamos com a colaboração dos moradores não incluídos no rodízio, pois são os que mais podem contribuir para economia de água neste momento", diz Daniel Scharf. "Não está descartada a necessidade de ampliar as manobras para todos os 47 bairros de Chapecó".


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro