Close Menu

Busque por Palavra Chave

A Arte do Ser | Nossa Maloca Sítio Cultural

Por: Xenna Gheno
02/10/2020 13:03 - Atualizado em 02/10/2020 15:34
Tamanho da fonte: A A
Piracanjuba - Desktop

Se tem um lugar que eu amo e admiro no Oeste, é a Nossa Maloca. Esse sítio cultural incrível é fruto de mais um trabalho da Josiane Geroldi. Ela é multi artista que além de nos presentear com obras fantásticas luta muito para o desenvolvimento cultural no Oeste de Santa Catarina. E ela nos traz um pouco sobre esse paraíso que é a harmonia da natureza com a arte:

“A Nossa Maloca Sítio Cultural é um espaço cultural independente localizado na área rural de Chapecó que nasceu da necessidade de criação de um espaço/equipamento cultural que pudesse abrigar o trabalho de pesquisa, montagem e apresentações da Cia Contacaus. Vivendo no sítio localizado na zona rural, localidade Linha Tafona no município de Chapecó, e trabalhando com produção cultural há mais de 12 anos em Santa Catarina, eu passei a conviver com os vizinhos, conhecer a realidade das escolas rurais e percebeu que as famílias e as crianças que moram nas comunidades que ficam mais afastadas da zona urbana, raramente tem acesso a espaços e momentos de lazer e cultura. Muitos desconhecem os equipamentos públicos e privados de acesso a formação e apresentações artísticas e culturais. O Acesso limitado à informação (dependendo do poder econômico das famílias também dificulta o acesso às programações que acontecem no centro da cidade. Ao mesmo tempo, raros são os espaços culturais no Estado de Santa Catarina que oferecem programações artísticas em espaços independentes na zona rural, para que o público urbano também possa ter a experiência da fruição artística na natureza e em espaços não institucionalizados.”

Próximos à realidade das escolas rurais, conversando com os professores e as comunidades, constatamos que a falta de estruturas apropriadas como teatros, auditórios, galerias, acabam as deixando de fora dos circuitos de apresentações, projetos e eventos culturais propostos por artistas e por instituições.

Diante desta realidade o Sítio Cultural Nossa Maloca iniciou suas atividades abertas ao público em 2018 através de duas ações/eventos específicos: “Serão na Roça” - evento inspirado nos antigos hábitos culturais das famílias do interior de se visitarem a noite para fazer “Serão” ou “ filó”. Os Serões na Nossa Maloca são atividades abertas à comunidade, nos finais de semana, com programação de apresentações de variadas linguagens artísticas como exposições, música, contação de histórias, brincadeiras tradicionais, fogueira e gastronomia rural.

A outra ação efetiva, é a visitação de escolas, durante a semana, para a participação do “Circuito de Arte e Cultura Rural” que prevê uma série de atividades de narração de histórias, mediação de leitura, visita aos espaços temáticos do sítio, brincadeiras tradicionais.”


Adoniran Barbosa - Saudosa Maloca


Sicoob 2018 - Home
Vederti Chapecó
Publicações Legais
Rech

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro