Lê Notícias - Xaxim - Secretaria da Saúde de Xaxim alerta para...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria da Saúde de Xaxim alerta para crescente número de casos de DSTs no município

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/08/2018 15:45 - Atualizado em 23/08/2018 10:30

O alarmante crescimento nos casos de pessoas contaminadas pelos vírus da Aids e da Sífilis preocupam o Governo de Xaxim. De acordo com os dados repassados pela Secretaria da Saúde de Xaxim, somente neste ano de 2018, o aumento de casos de HIV chegou a 283% com relação ao ano passado. Os índices de crescimento de pessoas infectadas pela Sífilis também preocupam. Até agora, o aumento no registro de casos atingiu os 242%. O contágio de Sífilis por gestantes também disparou no município de Xaxim. A estatística da Secretaria aponta crescimento de 160% entre as grávidas.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Xaxim, enfermeira Elizete de Souza, a Secretaria está atuando em diferentes frentes para prevenir a transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). “Durante todo o ano, realizamos os testes rápidos, gratuitos e fidedignos do HIV, Sífilis e hepatites em todas as nossas unidades de Saúde e, ainda, as equipes realizam a busca ativa desses pacientes. Além disso, temos à disposição preservativos femininos e masculinos em todas as unidades e orientamos todos os grupos ligados à Secretaria e munícipes durante os atendimentos em Saúde”, pontuou.

Ainda segundo Elizete, “percebemos que nos últimos 10 anos o Ministério da Saúde e o Governo Federal diminuíram as campanhas de mídia que estimulavam o uso do preservativo. Isso colaborou para que nossa população negligenciasse o uso da camisinha. Tanto é que a procura pelos preservativos nas unidades de Saúde caiu consideravelmente”, ressaltou a enfermeira que também expôs que “muitas pessoas acreditam que ninguém mais morre de Aids/HIV e que basta tomar o medicamento para ficar tudo bem, o que não é bem assim”.

Para o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, “apesar de investirmos em ações de prevenção, muitas pessoas continuam mantendo relações sexuais sem o uso do preservativo, o que está alastrando os vírus. A preocupação da Secretaria é grande e precisamos contar com a conscientização da comunidade para que novos casos não sejam registrados. Temos preservativos à disposição em todas as nossas unidades de Saúde e vamos intensificar ainda mais as ações de orientações para a população em todos os bairros da cidade e também no interior, tendo em vista que os casos registrados estão concentrados entre as classes média e alta. Estamos, também, organizando ações pontuais com a entrega de kits de preservativos para a comunidade”.

Segundo o prefeito Lírio Dagort, “todos os munícipes têm a obrigação de repassar as orientações da Secretaria aos familiares, amigos e conhecidos para que essa triste realidade possa ser mudada. Contamos com a colaboração de todos os xaxinenses para que, em breve, possamos reduzir esses índices. Este não é um problema somente de Xaxim, mas também dos municípios da região, que vem registrando aumentos preocupantes. Vamos intensificar as ações de prevenção e fazer a nossa parte enquanto Administração”, finalizou.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro