Lê Notícias - Política - Neodi Saretta apresenta projeto que viabiliza...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Neodi Saretta apresenta projeto que viabiliza compra de vacinas pelo Estado

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/02/2021 10:15
Agência AL O deputado destacou a importância da agilidade na aplicação das vacinas quando chegam na ponta, pois a demora é muito grande O deputado destacou a importância da agilidade na aplicação das vacinas quando chegam na ponta, pois a demora é muito grande

O deputado estadual Neodi Saretta protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa (Alesc) para regulamentar a compra de vacinas para o combate ao Covid-19 por Santa Catarina diretamente dos fabricantes, desde que tenham taxa global de eficácia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa, de ao menos 50%.

“É claro que o ideal é que a União as adquira, através do Ministério da Saúde, mas é importante o protagonismo do Estado. Temos poucas vacinas, o governo brasileiro demorou para comprá-las, está com dificuldades em adquirir mais e a Anvisa para aprovar novos imunizantes”, disse na manhã desta quinta-feira, em pronunciamento no Plenário.

Saretta citou como exemplo o caso do consórcio do Nordeste, que foi atrás da Sputnik e teve a perspectiva da compra de 55 milhões de doses. “Quando o negócio estava encaminhado, colocou à disposição do Ministério da Saúde.”

O projeto também prevê que o governo poderá firmar convênios com a iniciativa privada para operacionalizar a logística de vacinação dos trabalhadores de empresas catarinenses e adiantar o calendário de imunizações, desde que comprovada à vacinação da prioridade anterior.

AGILIDADE

O deputado destacou a importância da agilidade na aplicação das vacinas quando chegam na ponta, pois a demora é muito grande. “As primeiras doses eram poucas e os grupos muito restritos.” Ele sugeriu que se abra um pouco mais o público alvo dentro dos grupos prioritários. “Por exemplo: determinados municípios colocaram apenas idosos a partir de 90 anos, então teve dias que vacinou quatro pessoas. Poderiam incluir pessoas acima de 85, 80 anos para a fila andar com mais rapidez”.

Saretta também voltou a cobrar ampliação, credenciamento de leitos de UTI/Covid e de pessoal qualificado para fazer frente ao colapso na saúde no Oeste. Segundo ele, em Concórdia a UTI e os leitos clínicos estão lotados. “Ontem havia na emergência três pacientes aguardando por vaga.”

COMISSÃO DE SAÚDE

O deputado Neodi Saretta foi reeleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia de Santa Catarina. O parlamentar disse que vai continuar realizando o trabalho na defesa da saúde dos catarinenses. “É uma tarefa importante e de muita responsabilidade, por isso vamos continuar trabalhando e contribuindo na busca de ações para melhorar a saúde dos catarinenses e, neste momento, assim como já estamos fazendo, as ações no enfrentamento da pandemia”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro