Lê Notícias - Política - Sob a presidência do senador Dário Berger,...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sob a presidência do senador Dário Berger, Comissão de Infraestrutura aprova indicados para Agências Reguladoras

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/07/2021 12:10 - Atualizado em 08/07/2021 12:12
Senado Federal Senador Dário Berger é presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Senador Dário Berger é presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, sob a presidência do senador Dário Berger, se reuniu de forma semipresencial nesta terça-feira (06) e aprovou oito indicações para os cargos de diretoria das Agências Reguladoras de diferentes setores.

NOMES INDICADOS

Os senadores da Comissão fizeram diversos questionamentos e avaliaram o currículo e a qualidade técnica dos nomes indicados para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Rafael Rodrigues (diretor-geral); Fábio Carvalho e Guilherme Sampaio (diretores); Agência Nacional de Mineração (ANM): Guilherme Gomes e Ronaldo Lima (diretores); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Luciano Martins (Ouvidor); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Luiz Nascimento (diretor); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq): Joelma Barbosa (Ouvidora).

“São eles que vão desempenhar a atividade de fiscalização e regulação dos serviços públicos prestados ao país e à população”, explicou o presidente da CI.

O senador Dário Berger também citou durante a reunião o Relatório de Competividade Global, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, que mostra que dentre 140 países, o Brasil ocupa a 78ª posição no indicador relacionado à infraestrutura geral e cobrou mais investimentos no setor para retomada do desenvolvimento no pós-pandemia.

“Investir em infraestrutura e logística melhora a competitividade brasileira e gera milhares de empregos diretos e indiretos, fazendo com que nossa economia volte a crescer. Precisamos retomar os investimentos públicos nessa área e, ao mesmo tempo, criar mecanismos de desburocratização para que o setor privado também possa investir mais. Temos diversas obras paradas ou em ritmo muito lento. As Agências precisam estar atentas a isso e mudar essa realidade”, destacou Dário.

As indicações para ANTT, ANM, Antaq, Anatel e ANAC foram aprovadas pela Comissão de Infraestrutura e seguem agora para o Plenário do Senado.

Anatel

A Anatel é uma entidade que controla o setor brasileiro de telecomunicações, fundada em 1997. A agência possui funções como: criar normas para o setor de telefonia, tanto a fixa quanto a móvel; gerenciar contratos de concessão; fiscalizar os serviços prestados; aplicar sanções; controlar aumentos de tarifas. A ouvidoria da Anatel não lida com reclamações quanto a empresas de telecomunicação, lida com as reclamações que envolvem a própria agência.

ANAC

A Anac é uma agência reguladora federal cuja responsabilidade é normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil, tanto em seus aspectos econômicos quanto no que diz respeito à segurança técnica do setor.

ANTT

Entre as funções da ANTT está a criação de normas para manter a competitividade do mercado de transporte de cargas, a garantia da qualidade dos serviços prestados e a fiscalização das atividades.

Antaq

Criada pela Lei 10.233, de 2001, a Antaq tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação. É responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) é uma autarquia federal sob regime especial, criada pela Lei 13.575, de 2017, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. As principais atribuições da ANM são de regular, outorgar e fiscalizar água mineral, fósseis, lavra, pesquisa mineral e emissão do Certificado Kimberley (exploração de diamantes).


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro