A Cooperativa Central Aurora Alimentos prestou uma homenagem, nesta semana, ao presidente Mário Lanznaster que faleceu em 18 de outubro do ano passado: o recém-construído edifício Administrativo III – localizado junto à matriz, na rua João Martins, em Chapecó – recebeu o nome do ex-dirigente.
A solenidade contou com a presença do presidente da Aurora Neivor Canton, do vice-presidente Marcos Antonio Zordan, do diretor comercial Leomar Somensi, do secretário do Conselho de Administração Romeo Bet, presidentes das cooperativas filiadas e gerentes. Também compareceram a viúva Edirce Lanznaster, os filhos Márcia, Fernando e Juliana, além de outros familiares.
O presidente Neivor Canton disse que a ausência física de Lanznaster não apagará da memória as lições que ele deixou, a sabedoria que transmitiu e as obras que construiu. “Continuar a obra de Lanznaster e dar cada vez mais eficiência e prosperidade ao cooperativismo em favor de milhares de famílias do campo e da cidade será a melhor forma de honrar sua memória e seus feitos”, declarou.
O filho Fernando Lanznaster fez um relato da vida do pai, lembrando que Mário Lanznaster superou as dificuldades de uma infância de privações, obteve formação universitária com muito esforço e dedicou-se a vida inteira pelo que mais amava fazer: trabalhar. Encontrou no cooperativismo o campo fértil para derramar todo seu talento e seu arrojo como produtor rural, engenheiro agrônomo, gestor e estrategista. Ao lado de Aury Bodanese, outro saudoso líder, Mário realizou um grande sonho e ajudou a construir um moderno parque agroindustrial para processamento das matérias-primas vindas do campo – missão que coube à Aurora.
Em seguida houve o descerramento da fachada do prédio Administrativo III Mário Lanznaster e a entrega de uma réplica do quadro com a imagem do ex-presidente gravada a laser em metal, ao lado da porta principal de acesso ao edifício.
A viúva Edirce Lanznaster foi presenteada com flores, com a cópia do quadro e com um clipping especial contendo todas as matérias publicadas na imprensa brasileira sobre o falecimento do cooperativista.
Mário Lanznaster permaneceu 18 anos na direção. Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora Alimentos e, em 2007, a presidência. Nos 14 anos em que presidiu a Aurora Alimentos, Mário Lanznaster implementou um poderoso programa de investimentos na estrutura industrial e na produção pecuária, consolidando um sólido grupo cooperativista-empresarial-
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro