Lê Notícias - Região - Alta em serviços de educação puxa inflação de SC em fevereiro
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Alta em serviços de educação puxa inflação de SC em fevereiro

Thought Catalog/Unsplash A maior alta, de 8,98%, ocorreu nas mensalidades escolares, incluindo instituições de primeiro e segundo grau e universidades A maior alta, de 8,98%, ocorreu nas mensalidades escolares, incluindo instituições de primeiro e segundo grau e universidades

O Índice de Custo de Vida (ICV) calculado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostra que em fevereiro a inflação subiu 0,72%, exatamente igual a variação registrada no mês anterior, janeiro. Quem impactou em mais da metade desse custo maior foi o grupo de educação, que subiu 6,14% no mês. Assim, a inflação acumulada em 2023 chegou a 1,45% e a variação dos últimos 12 meses ficou em 4,36%.

Com reajustes sempre no início do ano letivo, a maior alta, de 8,98%, ocorreu nas mensalidades escolares, incluindo instituições de primeiro e segundo grau e universidades. Os pré-vestibulares elevaram mensalidades em 6,9% enquanto os cursos não regulares subiram 2,7%.

A maioria dessas altas na educação superou a inflação de Florianópolis em 2022, que ficou em 4,61% e, também, a inflação oficial do Brasil, o IPCA, que subiu 5,79% no ano passado. Os custos de materiais escolares também pesaram, mas menos, porque subiram 4%.

O grupo de alimentação, que normalmente pressiona preços, ficou estável, com a leve alta de 0,30%. As maiores variações foram nos supermercados em 0,48%, apesar de produtos muito consumidos terem tido redução de preços como o tomate (-9,6%), batata inglesa (-7,5%) e cebola (-6%). As frutas tiveram alta de 2,46%. Refeições fora de casa tiveram preços estáveis.

Dos grupos pesquisados pela Udesc, somente transportes e habitação tiveram queda. O de transportes, que causou inflação alta vários meses no ano passado, recuou -0,29% em fevereiro. Isso porque o preço médio da gasolina caiu -1,7% enquanto os combustíveis, em média, caíram -1,20% no mês. O grupo de habitação recuou -0,18%.

Dos demais grupos pesquisados para o IVC da Udesc-Esag, tiveram alta vestuário (0,43%), artigos de residência (0,92%), saúde e cuidados pessoais (0,57%), despesas pessoais (1,13%) e comunicação (2,53%).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro