Lê Notícias - Política - Lunelli solicita permanência da unidade estadual da ANTT em SC
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Lunelli solicita permanência da unidade estadual da ANTT em SC

Agência AL Deputado pontua que é necessário que a gestão seja descentralizada, considerando as especificidades de cada estado Deputado pontua que é necessário que a gestão seja descentralizada, considerando as especificidades de cada estado

Com o objetivo de manter a estrutura organizacional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Santa Catarina, o deputado Antídio Lunelli (MDB) encaminhou uma moção, aprovada na Alesc, a Brasília.

O documento defende a permanência da unidade catarinense, criada em 2015 após o entendimento que a ANTT precisava aumentar sua representatividade nos estados. Porém, no ano passado, foram realizadas alterações na estrutura da ANTT, visando a centralização das atividades em Brasília. Com isso, diversos postos de fiscalização foram fechados e substituídos por coordenações regionais, conforme a resolução nº 5.977/2022.

Florianópolis passou a sediar quatro delas. Além disso, a agência em SC conta atualmente com apenas dois postos de fiscalização, sendo um na capital do Estado e outro em Chapecó. “Isso prejudica as ações da ANTT em nosso território”, aponta Lunelli.

Agora, a atual diretoria do órgão deseja adotar novas mudanças, sem diálogo com os setores técnicos. Se aprovadas, oito coordenações regionais de fiscalização serão extintas, entre elas, a de Santa Catarina. O Estado, então, ficaria somente com os escritórios de Chapecó e Florianópolis, que ainda seriam subordinados à regional do Paraná.

“Não podemos mais deixar que Santa Catarina seja tratada como um anexo ou uma extensão do Paraná ou do Rio Grande do Sul. Somos o Estado com maior crescimento econômico do Sul, principal destino turístico rodoviário do país e também do transporte internacional”, destaca Lunelli.

O deputado pontua que para a efetiva atuação da ANTT no setor de transportes terrestres é necessário que a gestão seja descentralizada, considerando as especificidades de cada estado.

A moção será encaminhada ao governo federal, ao Ministério da Infraestrutura, ao diretor-geral da ANTT e à coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense.


Outras Notícias
Alesc - Agosto 2024
Prefeitura Floripa Outubro
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro