Lê Notícias - Região - Biguaçu apoia MPSC na promoção do programa Trabalhando Juntos
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Biguaçu apoia MPSC na promoção do programa Trabalhando Juntos

Prefeitura de Biguaçu O programa "Trabalhando Juntos", iniciativa da Prefeitura de Biguaçu em parceria com o MPSC, busca inserir jovens vulneráveis no mercado de trabalho, apresentado em audiência pública O programa "Trabalhando Juntos", iniciativa da Prefeitura de Biguaçu em parceria com o MPSC, busca inserir jovens vulneráveis no mercado de trabalho, apresentado em audiência pública

A fim de oferecer oportunidades de aprendizagem profissional em empresas locais a jovens em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Biguaçu se uniu ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para promover o programa “Trabalhando Juntos”. O projeto foi oficialmente apresentado a autoridades e empresários do município em audiência pública realizada na manhã de sexta-feira (19).

O encontro foi organizado pela 4ª Promotoria de Justiça, que atua na área da Infância e Juventude, visando fomentar a iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e com o apoio do Poder Executivo Municipal.

A proposta do programa de iniciação ao trabalho é encaminhar adolescentes em situação de acolhimento institucional, que cumpram medidas socioeducativas em meio aberto ou em situação de evasão escolar, para vagas de Jovem Aprendiz. Assim, o “Trabalhando Juntos” se torna uma ponte entre as empresas que precisam contratar e os jovens enquadrados nos requisitos para contratação.

Participaram da audiência de apresentação o prefeito em exercício, Alexandre Martins de Souza, o promotor de justiça titular da 4ª Promotoria da Comarca de Biguaçu, Dr. João Carlos Linhares Silveira, a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do projeto de Aprendizagem Profissional, Luciana Xavier Sens de Carvalho, e o representante do CIEE, Marcelo Vaz.

COMO FUNCIONA O PROJETO

Inicialmente, é realizado um trabalho de articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, aptos a participar do programa.

Da mesma forma, ocorre um processo de sensibilização e conscientização dos empresários locais, para promover a aderência ao projeto e destinar vagas de Jovem Aprendiz a esse público.

Os jovens, por sua vez, são convidados a frequentar oficinas socioeducativas em entidades parceiras. O curso preparatório aborda conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho, como: economia pessoal; trabalho em equipe; elaboração de currículo; comportamento no ambiente de trabalho; entre outros temas.

Ao final dos dois meses e meio de formação, os beneficiados são encaminhados a cargos de aprendiz em empresas que aderiram ao “Trabalhando Juntos”.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro