Lê Notícias - Política - Dr. Vicente Caropreso chama atenção sobre...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dr. Vicente Caropreso chama atenção sobre diagnóstico tardio de TEA

Bruno Collaço/Agência AL Dr. Vicente Caropreso enfatiza o Abril Azul, alertando sobre aumento de diagnósticos de autismo e reivindicando políticas públicas abrangentes e Centros de Referência Dr. Vicente Caropreso enfatiza o Abril Azul, alertando sobre aumento de diagnósticos de autismo e reivindicando políticas públicas abrangentes e Centros de Referência

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) foi à tribuna, nesta terça-feira (2) para destacar o início do mês Abril Azul, voltado à conscientização da sociedade sobre temas ligados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o parlamentar, cada vez mais pessoas têm sido diagnosticadas com o transtorno, especialmente na infância, o que representa um desafio para a manutenção do atendimento prestado pelo poder público.

“Vivenciamos um crescimento exponencial do diagnóstico do TEA aqui em Santa Catarina e também no Brasil, algo que vem desafiando autoridades. Desse jeito, temos que criar e aperfeiçoar as políticas públicas. Não é uma questão de uma secretaria ou outra, é uma questão de política de Estado de enfrentamento.”

AUTISMO TARDIO

O parlamentar chamou a atenção sobre o diagnóstico do autismo em adultos.

Conforme o deputado, enquanto muito tem sido feito no que diz respeito ao diagnóstico precoce em crianças, a falta de protocolos claros para adultos pode ser uma lacuna significativa nos sistemas de bem-estar e saúde.

“A falta de conhecimento sobre o autismo em adultos pode levar a diagnósticos equivocados. Muitas vezes acaba sendo confundido com outras coisas, com outros transtornos mentais, e aí vêm vários diagnósticos errados, deixando muitos pacientes à deriva em um mar de incertezas.”

A dificuldade de interação social, interesses muito específicos e comportamentos repetitivos podem ser indícios de autismo em adultos, incluindo até depressão com risco de suicídio.

“Para um diagnóstico preciso é fundamental consultar um psiquiatra ou neurologista, com o acompanhamento de um psicólogo. É uma questão multidisciplinar.”

PENSÃO ESPECIAL

O deputado também destacou a efetivação da legislação de sua autoria que garante à pessoa com autismo de nível 3, o mais severo, o direito de receber pensão especial no valor de um salário mínimo do governo catarinense. A Lei 18.557 foi regulamentada no início do ano passado e mais de uma centena de catarinenses já garantiram o benefício.

CENTRO DE REFERÊNCIA

Dr. Vicente também reivindica ao governo do Estado a implantação de Centros de Referência no Transtorno do Espectro do Autismo, como já ocorre em outros estados.

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Vicente também destacou o trabalho do colegiado para levar conhecimento sobre ao autismo às várias regiões do Estado.

“Nossa comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza diversos eventos e seminários regionais para levar informação de qualidade, conhecimento sobre o autismo, por todos os cantos do nosso estado. Fazemos isso em parceria com prefeituras, Amas e Apaes.”

São palestras ministradas por profissionais altamente experientes e qualificados, o que enriquece significativamente o currículo dos participantes e promove a conscientização para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro