Conhecer a história local é, além de um passo em direção à compreensão da sociedade em que se vive, é um exercício de cidadania. Neste sentido, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) elaborou a exposição “Chapecó de ontem e hoje: imagens de uma trajetória centenária”. Pelas próximas semanas, painéis fotográficos que contrapõem o passado e o presente da região estarão expostos na Biblioteca da Unochapecó. A finalidade é estimular os estudantes a refletirem sobre o processo histórico desse um século de município.
A exposição procura abordar, por meio de painéis temáticos, a história de Chapecó e da região Oeste. Os temas apresentados vão de questões do passado, como a fundação e a delimitação territorial da cidade, até assuntos atuais como contrastes urbanos, lutas sociais, educação e diversidade étnica e cultural.
O trabalho de pesquisa e montagem da exposição “Chapecó de ontem e hoje” foi feito em 2017, em função do aniversário de 100 anos da cidade, comemorado no dia 25 de agosto. Após seu lançamento em ato comemorativo na Unochapecó, a mostra foi deslocada para o Ceom, onde ficou exposta entre agosto e dezembro do ano passado para a apreciação do público em geral. Agora, perto do aniversário de 101 anos, volta para a universidade. Para Aline Bertoncello, técnica em Educação Patrimonial do Ceom, levar este material até o ambiente universitário é uma forma de democratizar o acesso à história do município e da região, uma vez que muitos dos estudantes vêm de outras cidades e não teriam como visitá-lo no museu.
“Chapecó ontem e hoje: imagens de uma trajetória centenária” está à mostra na Biblioteca da Uno desde a última quinta-feira (14) até dia 31 de julho, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h27, e aos sábados, das 7h30 às 12h45.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro