No último sábado (25), aconteceu na Câmara de Vereadores de Xaxim, uma reunião com imigrantes haitianos, para tratar sobre a situação da dengue no município. Com auxílio de um tradutor, o presidente da Casa Legislativa, Inácio Luiz Bracht, comandou o encontro que reuniu em torno de 50 pessoas.
O presidente solicitou que se tenha cuidados quanto à água parada, em locais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Ainda, orientou como evitar o acumulo de lixo a céu aberto, caixas d’água abertas, calhas entupidas, afinal todos os cuidados são necessários neste momento.
Bracht enfatizou que já são quase três mil haitianos vivendo em Xaxim e há a necessidade de conscientizar esse público dos principais cuidados, para que se evite uma epidemia de dengue no município. Dois casos já foram registrados, felizmente não contraídos dentro de Xaxim, porém, o alerta é máximo para que essa situação não aumente. Todos os presentes receberam uma cartilha informativa e ela será traduzida no idioma preferível e disponibilizada, aos que ainda não tem domínio da língua portuguesa.
O encontro também serviu para que os haitianos falassem sobre as dificuldades que estão enfrentando no Brasil, principalmente em Xaxim. Uma próxima reunião será reagendada com os órgãos que estão ligados diretamente com os imigrantes para rever algumas situações, que possam ser melhoradas a fim de proporcionar melhores condições a essas pessoas.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro