Por Vitória Schettini
Há quem diga que quem canta, os males espanta. Bem, é exatamente isso que um grupo do Oeste faz há muitos anos, conquistando o público com boa música e espalhando boa energia por onde passa. A Banda Novos Colonos foi criada em Xaxim há dez anos, por um grupo de amigos.
Tocando nos palcos e nas ruas, a banda passou por várias formações antes da atual, que recentemente gravou o disco. Hoje, ela é formada por Tiago “Xenna” Gheno (vocal e violão), Fernando Bencke (guitarra), Junior Reginatto (teclado), André Castaman (saxofone), Thiago Dávi (trompete), Thiago Delatorre (baixo) e Lucas Lorenzoni (bateria).
FORMAÇÕES ANTERIORES
A banda fez uma pausa quando Xenna e outros integrantes ficaram fora da região e, quando voltaram, se juntaram os amigos Lucas, André e Thiago Delatorre para se divertir fazendo som, como no início da banda. “Naquele tempo, mais amigos se aproximaram. Só depois de um consenso, com os ex-integrantes iniciais, voltamos a tocar, já focados em registrar nossas composições”, lembra Xenna, que é vocalista da Banda.
Xenna conta que no início o grupo musical era um quarteto, com André de Lima Giachim e Wagner Kinappe. A segunda formação contou com Fabio Luz e Edson Pegoraro, Junior Reginatto e André Castaman.
O NOVO ÁLBUM
Focados em suas canções, a banda teve a oportunidade de concorrer ao Edital das Linguagens da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Cultura. Como cinco dos integrantes da banda moram em Chapecó, eles se dedicaram e o projeto foi contemplado pelo edital, assim quando iniciou o processo de gravação do álbum.
Nas palavras de Xenna Gheno, a oportunidade de realizar o projeto é como um sonho realizado. “Escrevi a canção ‘O amor é o que une’, que dá nome ao álbum, durante minha caminhada, com muitas reflexões, cantando esse refrão espontaneamente. Isso aconteceu em Mendonça, na Argentina, a música surgiu e comecei a cantá-la. Estamos felizes com o resultado e a repercussão positiva dentro da cena autoral. Realizados em contar uma história que ficará para todo sempre na nossa região e representando a mesma para demais lugares”, finaliza.
O álbum foi produzido por Fernando Nickcich, com foto por Rodrigo Scandolara e arte pelo ilustrador Rogério Puhl.
Escute o álbum ‘O amor é o que une’ nas plataformas de streaming Spotify e Deezer.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro