Close Menu

Busque por Palavra Chave

Conheça a propostas dos candidatos a prefeito de Xaxim para a Educação e Cultura

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/10/2020 10:36 - Atualizado em 30/10/2020 10:37
Divulgação Saiba quais são as propostas para a Educação e Cultura no plano de governo de Adriano, Chico, Maier e Sachet Saiba quais são as propostas para a Educação e Cultura no plano de governo de Adriano, Chico, Maier e Sachet

As Eleições Municipais 2020 acontecem no dia de 15 de novembro. A votação se aproxima e, em Xaxim, os candidatos a prefeito e vice-prefeito apresentam suas propostas de governo para as diferentes áreas, educação e cultura, saúde, infraestrutura, administração e cidadania e segurança, agricultura.

A Redação do Lê NOTÍCIAS mergulhou nas propostas dos candidatos e irá publicá-las, por setor, para que os eleitores estejam ainda mais próximos do que está sendo proposto pelas quatro candidaturas. No dia 22, publicamos as propostas dos candidatos para mudanças administrativas. Já no dia 26, foram publicadas as propostas para a área da Saúde.

Todas as informações sobre os projetos de governo dos candidatos estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira as propostas dos candidatos de Xaxim para mudanças na área da educação e cultura:


Adriano Bortolanza e Ivo Silveira

O candidato a prefeito Adriano e a vice Ivo, da Coligação “Ainda Mais por Xaxim”, propõem ampliar o número de vagas para crianças entre um e três anos com a construção do novo CEIM integrado a EEB Dom Bosco. Ainda, expandir para outros bairros o projeto Humanizando Vidas, que foi premiado no ano passado, por sua atuação.

Em períodos de férias, contratar profissionais temporariamente para o atendimento em creches de plantão. Em relação à merenda escolar, continuar tendo como fornecedora principal a agricultura familiar de Xaxim, com produtores cadastrados na Secretaria de Agricultura.

No tocante à tecnologia nas escolas, Adriano e Ivo propõem potencializar os projetos inovadores, com bibliotecas nas escolas, laboratórios de informática, aulas interativas com lousas eletrônicas, equipamentos de informática e sistema wireless (wi-fi).

Na cultura, há a ideia de reforma da Casa da Cultura, ampliando a variedade de cursos ofertados e oficinas, além do apoio a grupos de dança, teatro, artesãos, escritores, bandas municipais, além de projetos de manifestação cultural no município.

Por último, a criação de uma Casa de Memórias, com registros e manifestações históricas do município.


Chico Folle e Ide Sorgato

O candidato a prefeito Chico Folle e a vice Ide Sorgato, da Coligação “Xaxim para Todos” propõem fortalecer gradativamente o processo de autonomia administrativa, pedagógica e financeira das unidades escolares, além de agilizar a reposição de materiais e equipamentos, bem como atualizar permanentemente as tecnologias.

Outra meta é garantir autonomia para as comunidades escolares na elaboração do calendário escolar anual e cumprir as metas do Plano Municipal de Educação e Plano de Carreira do Magistério, previstas para serem atingidas entre os anos de 2021 a 2024.

Incentivar as formações permanentes para os profissionais de educação e cultura dentro de Xaxim, principalmente os núcleos de estudo nas respectivas unidades, com certificação pela Secretaria de Educação e Cultura. Além disso, contabilizar todas as formações e participações em eventos e atividades relacionadas à educação e cultura como hora/aula atividade.

Ainda, garantir aos servidores da Educação e Cultura afastamento remunerado para frequentar os cursos de formação continuada, como especializações, eventos e atividades relacionadas com a educação e cultura ou disciplinas que os profissionais atuam na rede, assim como para frequentar os cursos em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, conforme critérios estabelecidos nas portarias lançadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2016.

Os candidatos propõem a criação da Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, que proporcionaria maior autonomia e possibilitando a captação de recursos específicos, além de criar o plano de carreira para os profissionais que atuam naquele setor. Desenvolver projetos culturais e educacionais viáveis e que sejam capitaneados e organizados coletivamente em conjunto com a comunidade.

Ampliação e reforma das unidades existentes ou a construção de novas unidades em outras localidades do município, sendo efetivadas a partir de estudos concretos da real necessidade e de acordo com o crescimento populacional, além de verificar a quantidade progressiva de alunos com idade para serem atendidos na rede municipal nos próximos anos.

Garantia de vagas para toda a demanda em CEIMs, escolas e nos cursos oferecidos pelo Departamento de Cultura, além de manter os CEIMs (creches) atendendo nos períodos de férias e recessos escolares. Ampliar a musicalização nas escolas, atingindo toda a educação infantil e fundamental até 2024 e ainda, implantar na rede municipal o teatro e consolidar o funcionamento do Literatório Municipal.

Por último, os candidatos propõem estar em sintonia com os programas do Ministério da Educação (MEC), para estabelecer parcerias e captar mais recursos para a Educação de Xaxim.

Em relação ao ensino profissionalizante, propõem a criação de um novo espaço para a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e adultos, em parceria com Sebrae, Sesi, Sesc, entre outros, para maiores possibilidades de crescimento profissional.

Criação do vale-transporte estudantil, um programa de auxílio financeiro para estudantes que utilizam transporte coletivo privado, que se deslocam outras cidades da região, estudando em universidades ou cursos técnicos não ofertados em Xaxim.

Além disso, em parceria com o Sebrae, Aciax, CDL e Atrax, fazer um estudo socioeconômico para a identificação das principais demandas de cursos técnicos, baseado nas características dos jovens do município e as necessidades das empresas locais.

Criação do programa “Eu quero trabalhar”, em parceria com empresas locais para facilitar o ingresso dos alunos do centro profissionalizante no mercado de trabalho. Iniciativa de um Centro Profissionalizante Interligado com o desenvolvimento econômico, com o planejamento de todas as ações do Centro Profissionalizante, a partir das diretrizes de outros dois programas deste mesmo projeto, que são “Condomínio Industrial para Novos Empreendedores” e “Desenvolvimento Industrial”.

Por fim, a criação da avaliação de qualidade, que trata-se de uma avaliação anual da qualidade dos cursos, feita por empresários que empregam alunos e ex-alunos do programa e as entidades de classe, como CDL, Aciax e Atrax.


Agenor Maier e Inácio Bracht

Maier e Bracht propõem criar um orçamento próprio para a Casa da Cultura, assim como manter e fomentar novas oficinas; planejar e realizar atividades culturais, com a implantação do Projeto de Valorização Cultural, usando artistas locais de destaque para incentivar novos talentos.

Além disso, reavaliar o Plano Municipal de Educação, junto ao Conselho Municipal da Educação, sindicato da categoria e profissionais da área, criação de um contraturno ou período integral para escolas municipais e introdução de um plano piloto de escola em tempo integral, envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades, como reforço escolar, ensino profissionalizante, esporte e cultura.

Ainda, propõem a reimplantação do Projeto de Gestão Democrática, baseado na eleição direta dos diretores e coordenadores educacionais; criação do Projeto Apostila Destaque, que será discutido com a categoria a manutenção ou troca de materiais didáticos utilizados em sala de aula. Oferta de cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibular, direcionado a alunos do 3º ano do ensino médio; criação de uma creche central e treinamentos e capacitações dos profissionais.


Ademir Sachet e Giba

Candidatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Ademir Sachet e Gibrair Simões tem como proposta o cumprimento do Plano de Carreira do Magistério Municipal, Lei Complementar 81/2011 e Lei Complementar 128/2013.

Além disso, a gestão democrática com ampla participação coletiva e popular, ampliação das creches e escolas; criação de um Memorial Histórico do Município, estímulo ao Programa de Hortas Escolares, com assistência técnica a fim de realizar atividades educativas para os alunos da rede municipal de ensino.

Ainda, a ampliação da compra direta dos alimentos oferecidos pelos agricultores familiares e de alimentos da agroecologia, garantindo a segurança alimentar e nutricional e a criação da Secretaria de Cultura em Xaxim.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro