Close Menu

Busque por Palavra Chave

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito e vice de Xaxim para a agricultura e economia

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/11/2020 20:59
Divulgação Saiba quais são as propostas para a agricultura e economia no plano de governo de Adriano, Chico, Maier e Sachet Saiba quais são as propostas para a agricultura e economia no plano de governo de Adriano, Chico, Maier e Sachet

As Eleições Municipais 2020 estão programadas para acontecerem no dia de 15 de novembro. A votação se aproxima e, em Xaxim, os candidatos a prefeito e vice-prefeito apresentam suas propostas de governo para as diferentes áreas, educação e cultura, saúde, infraestrutura, administração e cidadania e segurança, agricultura.

A Redação do Lê NOTÍCIAS mergulhou nas propostas dos candidatos e está publicando, por área, para que os eleitores estejam ainda mais próximos do que está no plano de governo das quatro candidaturas.

Todas as informações sobre os projetos de governo dos candidatos estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira as propostas dos candidatos de Xaxim para a agricultura e economia:

Adriano Bortolanza e Ivo Silveira

O candidato a prefeito Adriano e a vice Ivo, da Coligação "Ainda Mais por Xaxim", propõem ampliar o programa efetivo de pastagens e melhoria da fertilidade do solo e assistência técnica para melhoria contínua e aumento da produtividade de leite; estimular as iniciativas de cooperativismo e associativismo por meio de grupos de produção principalmente na agricultura familiar, para comercialização, compras compartilhadas, cadeias produtivas e demais setores da economia, estimulando os agricultores para sua permanência no campo.

Ainda, estimular a criação de pequenas agroindústrias no meio rural; ampliar Projeto de Produção de Leite através da assistência técnica presencial atuando na qualidade de leite, criação de bezerras e melhoria das pastagens; dar continuidade ao programa de inseminação e implementar o uso de sistema de acasalamento buscando melhoramento do plantel leiteiro e de gado de corte do município, também com compra subsidiada de sêmen e dar continuidade ao programa de atendimento veterinário e inspeção sanitária.

Por último, a ampliação do incentivo no melhoramento genético na apicultura e dar continuidade aos programas em parceria com o Estado e Governo Federal (sementes, calcário, insumos, etc.).


Chico Folle e Ide Sorgato

Segundo seu programa de governo, os candidatos pelo MDB, propõem o projeto “Prefeito do Interior”, o qual o vice-prefeito municipal irá cumprir expediente como qualquer outro servidor público e será responsável direto pelas ações de retomada do desenvolvimento agropecuário. Além isso, a reestruturação total das estradas rurais, com novo sistema de pavimentação, utilizando brita graduada, a exemplo de municípios vizinhos, cujo sistema já é utilizado com sucesso.

Nas entradas e acessos de propriedades, considerar as entradas de propriedades e acessos às linhas de produção agropecuária como serviço público, realizando os reparos necessários juntamente com o mutirão de reestruturação das estradas vicinais; reabertura do Departamento Municipal de Estradas de Rodagem, (DMER), com estrutura e equipe própria responsável exclusivamente pelos serviços nas estradas e acessos às propriedades e iniciar uma negociação com os municípios da região para a implantação de uma Usina de Asfalto, a exemplo do Consórcio de Municípios com sede em Pinhalzinho (SC), onde o projeto já está em funcionamento há alguns anos.

Quando ao asfalto de baixo custo, promover a capacitação dos servidores municipais e estruturação do parque de máquinas para a construção da base das rodovias asfaltadas pela própria prefeitura municipal. Criação do Programa Porteira a Dentro, que concede incentivo financeiro aos agricultores para a contratação de máquinas terceirizadas, com a finalidade de realizar obras de manutenção ou ampliação das atividades econômicas da propriedade.

Criação de novos programas, manutenção dos programas técnicos já existentes que tenham a aprovação dos próprios agricultores e eficácia já comprovada tais como: o melhoramento genético em bovino, o monitoramento de brucelose e tuberculose nas propriedades, o incentivo à agricultura familiar através de um programa específico e o incentivo à Cooperativa da Agricultura Familiar e Associação de Apicultores; incentivo para instalação de pequenas agroindústrias familiares.

Promover o auxílio para captação e distribuição de água para as comunidades rurais; incentivo para construção de cisternas; criar um programa de proteção de nascentes; Programa de melhoramento de pastagens e manter convênios com Epagri e Cidasc para execução de programas estaduais e federais tais como troca-troca de sementes e calcário entre outros.

Dar continuidade ao Serviço de Inspeção Municipal/Suasa; manter e ampliar o atendimento clínico veterinário, executar ações educativas de prevenção de doenças; ceder de forma legalizada máquinas e equipamentos para as comunidades rurais, através das associações de agricultores e instalar no Viveiro Municipal um sistema de produção de mudas de pastagens perenes em parceria com os agricultores.


Agenor Maier e Inácio Bracht (PL)

Maier e Bracht propõem criar Projeto de Lei de Incentivo ao Produtor (horas/máquina), realizar o Programa de Controle de Zoonose, firmando parcerias com ONGs e associações municipais de proteção aos animais; fomentar a recuperação das nascentes e áreas degradadas; criar Projeto Pavimentação Rural (asfalto ou calçamento no interior); realizar Programa de Melhoria Genética que auxiliará na qualidade e demanda da produção rural e fomentar incentivo à perfuração de poços artesianos nos bairros e interior do município e discutir, junto aos produtores rurais, a forma de aproveitamento da água da chuva, bem como a necessidade de abertura de possíveis desaguadores nas propriedades para manter a conservação das estradas.


Ademir Sachet e Giba (PT)

Candidatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Ademir Sachet e Gibrair Simões têm como proposta melhorias em todas as estradas e acessos de propriedades rurais em Xaxim, disponibilidade de horas máquina para os agricultores familiares et criação de Programa de Assistência Técnica aos agricultores.


Leia também sobre as propostas das demais áreas:

Mudanças administrativas.

Saúde

Educação e Cultura


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro